sábado, 5 de abril de 2008

Como montar um cabo Vídeo Componente para o Playstation 2

AVISO:
O PROCEDIMENTO LIDA COM LÂMINAS E MATERIAL QUENTE. SE VOCÊ FOR CRIANÇA, PEÇA AJUDA A UM ADULTO. SE VOCÊ NÃO TEM PRÁTICA, PEÇA AJUDA A QUEM TEM.


Você não acha horrível quando é impossível ler certo texto por ele ser pequeno demais e muito embaçado? Gostaria de utilizar resolução 480p? Ou até maior, dependendo do modchip?

Este tutorial ensina como montar um cabo para conectar o PS2 à entrada YPbPr da TV.

Sobre o padrão Vídeo Componente
O PS2 suporta o padrão Vídeo Componente, que consiste na transmissão da imagem separada em três componentes: brilho (imagem em preto e branco), vermelho e azul. As convenções são as seguintes:

*Y, Luma ou Luminância: sinal de brilho
*Pb ou Cb: sinal azul (b – blue), uma das três cores-luz primárias
*Pr ou Cr: sinal vermelho (r – red), outra cor-luz primária
O verde é obtido através da diferença entre o Y e as outras duas cores.

Outros padrões suportados pelo console são o Vídeo Composto, onde a imagem é enviada toda por um mesmo fio e o S-Vídeo, onde as informações são separadas em dois canais: Y e C (chroma, sinal cromático).
V_Component Este é um cabo Vídeo Componente comum. Possui 5 plugs RCA: três de vídeo e dois de áudio (respectivamente da direita para esquerda).
Já o cabo Vídeo Composto que acompanha o console apenas possui uma saída de vídeo (plug amarelo). V_composite
YPbPr Esta é a aparência comum de uma conexão YPbPr numa TV. Também pode se chamar YCbCr

Material necessário:
Ferro de soldaFerro de solda e liga de estanho
PlugPlug A/V da linha Playstation
Plugs5 plugs RCA e fios (aconselho a compra adicional de fios de pequeno diâmetro para facilitar a soldagem)
Fita IsolanteFita isolante

Como fazer:
Visite seu amigo técnico e peça um plug AV que esteja entre a sucata. Esse plug deve conter TODOS OS PINOS. Outra opção é comprar um cabo A/V genérico, pode ser daqueles de menos de R$10. Porém, ele pode conter um revestimento sobre as soldas (silicone?), que pode ser derretido, MAS QUE PROVAVELMENTE LIBERA FUMAÇA TÓXICA - cuidado. Compre o restante do material em lojas de eletrônica.

Pinagem Esta é a pinagem do conector AV fêmea no console. Abram o plug que conseguiram do técnico e vejam que os pinos estão dispostos em duas fileiras, mas mantendo a ordem numérica. Caso as partes do plug sejam coladas, force com um objeto pontudo.

Representação do interior do plug AV macho. Apesar das duas fileiras, a contagem é em fila única (impares embaixo, pares em cima). Pinos


Os contatos a serem soldados aos fios são:
2 - M_R - Solde à fase (fio interno do plug RCA) do plug Pr ou Cr (Red)
4 - M_B - Solde à fase do plug Pb ou Cb (Blue)
8 - M_Y - Solde à fase do plug Y (Luma)
9 - M_AUR - Solde à fase do Áudio Direito (Right)
11 - M_AUL - Solde à fase do Áudio Esquerdo (Left)
10 e 12 - Esses são os terras, tanto de áudio como de vídeo. Os terras de todos os plugs (fios externos) são soldados nesses dois pinos, juntos.
Resumo visual:
Esquema

Cuidado para não soldar por engano o pino 3, pois este enviará uma corrente elétrica.

Caso haja algum outro erro nos contatos, a imagem aparecerá com cor alterada. Algumas vezes, isso não será tão perceptível durante o boot. Para não ter de esperar o jogo carregar, repare nos “cometinhas” da tela de boot. Eles devem ter as cores dos botões do gamepad: vermelho, magenta, azul e verde. Qualquer coisa diferente, desligue o console e verifique as soldas.

Isole com fita qualquer emenda feita. Feche o plug AV com firmeza para que não fique bambo no console, caso contrário, imagem e som poderão ficar distorcidos ou sumir. Verifique as conexões para ter certeza de que nenhum pino está torto.

Após conectar o cabo ao console e a TV, entre na configuração do sistema e escolha o padrão de imagem Y Cb/Pb Cb/Pr.

Depoimento
Jogos exclusivamente em sistema de cores PAL (europeu) fucionam normalmente na minha TV, evitando necessidade de ajuste pelo modchip, que causa um corte na imagem. O único incômodo é o efeito flicker, ou seja, piscadelas causadas pela diferença de reposição entre PAL (50Hz) e NTSC (60Hz). Algumas pessoas sentem dores de cabeça em tal situação. Se não houver esse problema, não é difícil se acostumar.


Qual a grande diferença de um cabo home-made e um da Sony
No da Sony, há uma blindagem eletromagnética que o protege de interferências, assim como o trançado dos fios que é diferente. Segundo dizem, isso só é útil quando o sinal da interferência realmente já existe, ou se o cabo fosse muito mais extenso. Além disso, o cabo original tem contatos banhados a ouro, mas você também pode encontrar plugs assim em lojas de eletrônica.


Uma pequena dúvida
O pino 1 - M_G serve para o sinal Green usado no padrão RGB. Talvez ele deva ser soldado ao cabo Y, porém não cheguei a testá-lo. A idéia é reforçada pelo fato do PS2 ter de ser configurado para exibir RGB ou Componente. Mas tenho quase certeza de que, sem esse pino soldado, o cabo não funcionaria num monitor que aceite Sync On Green.

19 comentários:

Anônimo disse...

plagiooooo

Júnior disse...

Cara, eu testei as conexões em um cabo de video componente do ps2 ( genérico, mas de ótima qualidade ) e o sinal do conector verde, é ligado ao M_G e não ao Y. Verifiquei também, se havia algum contato do pino Y, e ele não se conectava a nenhum ponto. Eu já havia montado o meu cabo da seguinte forma: o plugue verde no ponto M_G, o plugue vermelho no M_R e o plugue azul no M_B, e esta funcionando normalmente. Gostaria muito de poder ter em mãos o cabo original Sony, para tirar esta dúvida com relação a onde soldar o fio do plugue verde, se ao ponto Y ou M_G.

Danilo disse...

Este cabo funciona tanto para o Slim quanto para o tijolão?

Unknown disse...

o m_y e para conectar o video do video composto .aquele cabo que vem com ps2.

Flavio disse...

eu fiz o cabo, e percebi que temos entrar no menu para escolher se vamos usar a opção RGB ou Component , mas eu fiz da forma que o amigo acima disse , usando M_G no lugar do y , pois pelo que eu sei G vem de Grem (que é verde) e para criar a imagem usa-se VERDE+VERMELHO+AZUL (as três cores primarias para TV, Y é sinal de luminancia, ( mais um item separado) para melhor qualidade de imagem usada no cabo de video composto

Cleyton disse...

Estou fasendo uma legenda para facilitar aqueles que não tem muita experiência no assunto!

_1_M-G = saída de vídeo verde (green);

_2_M-R = saída de vídeo vermelho (red);

_3_M-dcout = saída de corrente +5v dc (positivo);

_4_M-B = saída de vídeo azul (blue);

_5_M-ycgnd = saída de corrente negativa (para cabo de S-vídeo);

_6_M-C = saída de cromância (para cabo de S-vídeo);

_7_M-Video = saída de vídeo composto;

_8_M-Y = saída de luminância (para cabo de S-vídeo);

_9_M-Aur = saída de áudio direita (right);

_10_M-Vignd = saída de corrente negativa (para vídeo composto);

_11_M-Aul = saída de áudio esquerda (left);

_12_M-Augnd = saída de corrente negativa (para áudio).

Ps.: no post fala para nós ligarmos o cabo green (verde) na saída Y, ISTO ESTÁ ERRADO, o serto é ligarmos o cabo na saída M_G.

Anônimo disse...

fala galera conforme esquema do amigo sonic , podem fazer que é certeza de dar certo, fiz aki testei e funcionou muito bem , esta perfeito e pra quem tem o cabo video composto este video componente a imagem melhora uns 80%

valeu abraços

Marcos A. S. Almeida disse...

Poem seguir o esquema do Sonic , funciona mesmo.É claro que a ajuda do post foi fundamental , mas as legendas do Sonic complementaram.E realmente melhora a imagem.O componente por si só já melhora muito a imagem, mas se o jogo tiver o recurso de Progressive Scan fica muito melhor.Basicamente no normal a imagem fica embaçada e no vídeo composto a imagem fica nítida ( é claro que as imperfeições irão ficar nítidas também, por que os jogos não são em High Definition ou Alta Definição).Obrigado pelo esquema.

Kycas disse...

Mano o meu caso é o seguinte tenho uma TV LcD e ja é meu segundo cabo que eu compro e fica dando contato, sumindo e aparecendo a imagem toda hora, já o audio funciona perfeitamente, oq será que pode ser?

Será que é porque o meu cabo nao é da Sony o Original? Se eu comprar logo um Original vai funcionar normal?

Vlw!!

Lucas disse...

Mano o meu caso é o seguinte tenho uma TV LcD e ja é meu segundo cabo que eu compro e fica dando contato, sumindo e aparecendo a imagem toda hora, já o audio funciona perfeitamente, oq será que pode ser?

Será que é porque o meu cabo nao é da Sony o Original? Se eu comprar logo um Original vai funcionar normal?

Vlw!!

Anônimo disse...

meu cabo e original do ps2 e possui apenas 6 pinos e entradas vazias no caso terei que acoplar mais pinos.no caso nao existe lugar para primeiro nem segundo pino os impares.. No cabo original da sony nao e possivel fazer esta adaptaçao.

Anônimo disse...

Cara parabéns ao post Weverton e você também sonic estava com meu ps2 guardado a anos fiz o cabo do para testar e deu certíssimo... Para os que tenham vontade de fazer e o seguinte : Os cabos originais do ps2 de Vídeo Composto só tem 6 carreiras de pinos.. A Quantidade exata para os cabos que estão acoplados.. 2 pinos para o fio amarelo ( vídeo ) E 4 pinos para os cabos de áudio ( branco e vermelho ) .. Ou seja para fazer esse procedimento você vai precisar comprar um Plug não original de Ps2 que tenha exatamente 12 carreiras e não somente 6 como no original.. Praticamente todos os não originais contém essa quantidade de 12 carreiras.. Fiz o processo e recomendo 100 % de aproveitamento do seu querido Play Station 2 Rodando em 480 pixels ..

Anônimo disse...

Video composto = 480i
Video componente = 480p

Eis a diferença:
480i = 480 linhas intrelassadas, ou seja, é o mínimo das 480 linhas, para se obter uma qualidade relativamente razoável, Onde todas as informações de imagens são transmitidas através de um único cabo.

480p = 480 linhas progressivas, isto é, é o máximo que se pode obter com 480 linhas de resolução com uma ótima qualidade e detalhes tanto das cores, profundidade, constrate e nitidez, Onde todas as informações de imagens são transmitidas através de três cabos diferentes.. Vermelho, Azul e Verde .

Anônimo disse...

Video composto = 480i
Video componente = 480p

Eis a diferença:
480i = 480 linhas intrelassadas, ou seja, é o mínimo das 480 linhas, para se obter uma qualidade relativamente razoável, Onde todas as informações de imagens são transmitidas através de um único cabo.

480p = 480 linhas progressivas, isto é, é o máximo que se pode obter com 480 linhas de resolução com uma ótima qualidade e detalhes tanto das cores, profundidade, constrate, brilho e nitidez, Onde todas as informações de imagens são transmitidas através de três cabos diferentes.. Vermelho, Azul e Verde .

Anônimo disse...

O vídeo componente contém 3 canais de transmissão de imagens é e melhor até mesmo que o cabo S-vídeo ( Super-Video ) que contém somente 2 canais de transmissão de imagens.. Show de bola esse post..

Big Jazzo disse...

Fiz conforme você configurou no tutorial,
2_M-R = saída de vídeo vermelho (red);
4_M-B = saída de vídeo azul (blue);
_8_M-Y = saída de luminância (para cabo de S-vídeo);

e ainda mantive a saída de vídeo composto para meu monitor de 7" quando precisar.
7_M-Video = saída de vídeo composto;

A diferença é gritante!!!!! muito melhor pra se jogar. Agora tenho um multicabo!!!

Só um adendo: o menu do play 2, a saída de vídeo composto tem que e estar no Y Cb/ Pb Cr/ Pr , se estiver no RGB não funciona.

Keilogger disse...

Ola amigo as imagens não aparece mais porque, seria muito util

Unknown disse...

Imagens por favor

ggg disse...

Faz um vídeo iria ficar sairá