quinta-feira, 6 de março de 2008

Como lubrificar e conservar seu PlayStation 2

Depois de passar mais de 2 meses sem meu ps2, finalmente, graças a minha fonte bivolt, posso deixar mais uma aula para vocês, usuários do fórum Modchips.

Nosso assunto de hoje é : Como Lubrificar e Conservar seu console.

Lubrificar o console é uma tarefa bem simples, pórem exige que você seja prudente e cauteloso, pois qualquer erro poderá vir a prejudicar seu ps2.
A lubrificação é necessária quando seu ps2 começa a fazer demasiado barulho ao abrir a bandeja do cd ou faz um barulho quando a unidade ótica esta se movendo, principalmente nos “loadings” em jogos em DVD.

Para lubrificar a unidade ótica será necessário, obviamente, abrir o console, mas a sua abertura é simples e eu explicarei-a.

O material necessário para lubrificação é:user posted image
1- Pasta /Graxa Branca siliconada
2 - Chaves de fenda, uma grande e uma pequena (preferencialmente, estrela)
1- Pinceis
1- Papel toalha ou pano.

Ressalto a importância da utilização apenas da graxa branca siliconada, Pois outras graxas (tipo as de engrenagem) e óleos (como o Singer) possuem propriedades que podem vir a danificar seu console .

Antes de abrir o console, é necessário que se ligue o console e, com a bandeja aberta, desligue a chave traseira, empurre a bandeja cuidadosamente ate perto do fim, mas não feche-a totalmente deixe uma brecha como mostra a foto:
user posted image

Agora com seu ps2 de cabeça pra baixo, remova as borrachinhas nos pontos extremos e remova com auxilio de uma chave de fenda pequena, os protetores dos parafusos, revelando assim os mesmos, remova-os.
ATENCAO: alguns parafusos são grandes e outros são pequenos, grave na mente a localização deles!

Agora vire o ps2 de cabeça pra cima e remova a parte superior levantando a tampa de trás pra frente, passando ela pela parte entre aberta da bandeja do cd. Assim você revela o ps2 por dentro.
user posted image

Utilizando a chave de fenda pequena, abra a unidade ótica.
user posted image

Assim você a revela.
user posted image

Muito cuidado agora, não toque na unidade nem deixe a pasta cair nela! Utilizando o pincel, aplique a pasta branca siliconada nos trilhos indicados, e também na área de atrito do motor (marcada com um circulo) pois é de lá que vem a maior parte do barulho da unidade ótica
user posted image

Com o auxilio da toalha, retire todo o excesso de pasta, não deixe nemhuma pasta visível, para isso, use o pano e não faca muita força para remover o excesso, se não você retirará pasta demais.

Remova também toda a sujeira que se encontre no trilho. Caso julgue a unidade ótica suja com poeira, use um pano muuuito macio e faca uma “ponta” com esse pano nas suas mãos. O importante é não fazer força na unidade ótica para não danifica-la .

Pronto! Sua unidade ótica esta lubrificada! Agora passemos a lubrificar a bandeja.
Acesse o parafuso indicado na foto e remova-o, assim você poderá remover a bandeja do console, e se quiser poderá ate lava-la se julga-la suja demais.
user posted image

Lubrifique este trilho de ferro com a graxa branca e passe-o atritando no “buraco” que ele passa, depois remova o excesso do mesmo jeito que você fez com a unidade ótica e depois monte a bandeja e teste o “deslize” da mesma antes de fecha-la. Isso assegura ate que a bandeja foi corretamente montada.

Agora vou ensinar a vocês como “limpar”seu ps2 por dentro, Caso julgue a parte superior muito suja, poderás remove-la e lava-la, basta segurar o botão eject com o polegar e segurar a parte traseira do botão com o indicador, e fazendo forca no eject para frente e na traseira para cima, o botão eject sai e você poderá limpar a parte superior.

Para ter acesso a parte inferior será um pouco mais complicado, mas não é impossível.

Terás que remover a porta dos controles, para isso abra estes parafusos
user posted image

Cuidado ao remover o cabo flat dos controles, ele alem de sensível, é caro, não danifique-o.

Agora, coloque a parte superior de volta e vire seu ps2 de cabeça para baixo, e puxe a parte inferior, veras então a expansion bay e a placa elétrica do ps2.

Poderás lavar a parte inferior assim como a expansion bay, mas para isto, terás que remover a placa elétrica do lugar.

Antes de colocar de volta qualquer um dos componentes lavados, não esqueça de verificar minuciosamente se eles estão 100% secos! Isso é de demasiada importância!

Agora eh so você colocar tudo e volta e fechar seu ps2 do jeito que ele era, só que agora ele estará, alem de lubrificado, limpo e cheiroso, parecendo um console novo.

OBS: O tutorial acima é 100% Valido para consoles V4/V5/V6
OBS: Não me responsabilizo por eventuais danos que você possa causar a seu ps2.

0 comentários: