quarta-feira, 5 de março de 2008

Mídias Prensadas Vs Mídias Gravadas

Lendo uma matéria muito interessante sobre o assunto nesta página, percebi a necessidade de passar em diante estas informações.Na matéria, o pessoal da Advance Eletrônica explica a principal diferença entre estas mídias e também os danos causados pela má gravação do DVD.Primeiramente os conceitos:Mídia Gravada (ROXA): O processo de gravação é feita através da queima do DVD feita por blocos de Byte a Byte. Mídia Prensada (Dourada): O processo de gravação insere todos os Bytes do jogo de uma única vez por meio de "buracos" na mídia.Uma coisa que a matéria ressalta também é que a mídia dourada geralmente é gravada em velocidade máxima, forçando o canhão a acompanhar a trilha de gravação, diminuindo a vida útil.Por isso a velocidade de gravação deve ser a menor possível. Vale lembrar que cada console se comporta diferente com relação a velocidade. Por exemplo, o meu PS2 fica com loading lento com velocidades abaixo de 4x, enquanto que o do meu amigo fica normal com mídias gravadas a 1x. Por isso teste a velocidade ideal do seu console.Uma coisa que tem se popularizado é o medo de rodar CD no PS2. CD comum não danifica aparelho nenhum, o playstation 2 foi fabricado para usar mídias tanto de CD como de DVD, sendo que existem jogos originais que são em CD e outros que são em DVD.Agora mostrarei com fotos o que realmente acontece com defeitos em mídias:Na imagem abaixo vemos como a mídia prensada pode queimar seu canhão, ja que ele tenta tirar informação desse material de péssima qualidade e da retry's até aquecer as bobinas e queimar!

A foto a seguir é um canhão derretido que o pessoal da Advance Eletrônica recebeu de um cliente por usar mídias prensadas.
A mídia gravada tem qualidade no material, visto que os DVDs+R vendidos no mercado são de empresas que pagam impostos, tem um controle de Qualidade ISO 9000 e se responsabilizam pelas mídias vendidas.Um amigo meu comprou mídias EMTEC e 3 das 4 que ele comprou deu defeito. Ele entrou em contato com a Kalunga e foi feita a troca das mídias. Mas mídias gravadas não garante a qualidade de gravação, pois para gravar depende do seu Sistema Operacional, Memória RAM e o Gravador de DVD que devem estar funcionando bem.Segundo a matéria, 8 em cada 10 prensados irão apresentar algum tipo de defeito e com o tempo oxidam como na foto abaixo:

Então para finalizar, cuidado com mídias prensadas. Se vc tem um jogo prensado e possui alguns DVDs sobrando, faça uma cópia para o HD e regrave em outra Mídia. Evite jogar com estas mídias sem qualidade.


0 comentários: